Sobre LAPPELE
Para baixar o projeto na íntegra, clique AQUI
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
PROJETO DE CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE
PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – LAPPELE/UFC
Fortaleza – CE
Setembro de 2023
INTRODUÇÃO
O Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (CH/UFC) abriga, em 2023, os cursos de licenciatura em língua portuguesa e línguas estrangeiras, que formam professores para a atuação em diversas áreas, prioritariamente no ensino desses idiomas, em escolas da educação básica e cursos de idiomas. São cursos que formam docentes de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.
Trata-se, assim, de desafio tanto para a UFC quanto para as redes de ensino do estado conseguirem se aproximar e desenvolver um trabalho de parceria, conforme previsto na legislação, tudo em favor de uma formação docente mais contextualizada com a realidade escolar de atuação dos professores a serem formados.
Além dessa realidade, no âmbito do CH temos o desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de Línguas Estrangeiras (LE) e que atualmente já conta com o Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, o Programa de Pós-Graduação em Tradução da UFC e a Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras da UFC, na consolidação da formação em pós-graduação na área, além dos programas de iniciação a pesquisa e à docência da universidade que contribuem de igual modo para a investigação em LE.
Os departamentos de Letras Estrangeiras, Língua Inglesa suas Literaturas e Tradução, além das Casas de Cultura Estrangeira têm em seus quadros professores doutores que têm se dedicado à pesquisa voltada às LE e todos os aspectos de seu ensino, aprendizagem, formação de professores, tradução, multisemioses, discursos, multimodalidades, gêneros textuais etc. Dessa atuação efetiva na área tem-se gerado uma produção científica igualmente profícua e relevante.
Relevante destacar, neste ponto, que as pesquisas e estudos realizados pelos professores do CH têm características, objetivos, metodologia e diversos aspectos transversais e transdisciplinares, de modo que há possibilidades de cooperação entre esses estudos, que permitam seu fortalecimento e visibilidade à sociedade.
Com esse entendimento, em 2019 foi criado o LABORATÓRIO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – LAPELE/UFC, cujo principal objetivo é realizar pesquisas e estudos sobre as práticas de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras e congregando a pesquisa realizada por diversos professores, de modo a fortalecê-la.
Frente ao que se expôs anteriormente, compreendemos a importância de criação de um espaço dialógico de partilha de experiências de investigações sobre as diversas línguas estrangeiras, com cursos de licenciatura e pós-graduação albergados no CH/UFC. Essa organização do espaço de partilha das pesquisas realizadas propicia um conhecimento dos investigadores do CH/UFC, dedicados às pesquisas em e sobre LE de outros estudos na área. Esse conhecimento mútuo, por sua vez, permite eventuais cooperações entre as pesquisas e, além disso, o fortalecimento dessas investigações.
Outro aspecto importante do LAPELE como espaço de compartilhamento, está na visibilidade das pesquisas para a comunidade acadêmica, a sociedade científica e a sociedade em geral, tendo em vista que, a reunião de informações sobre pesquisa e pesquisadores em um espaço compartilhado permite a proporção de produção do conjunto, em momento fundamental de reconhecimento da universidade como instituição fundamental para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Conforme se descreverá mais adiante, dentre as diversas atividades e objetivos propostos para o LAPELE, insere-se a criação de campo de estágio para os alunos formados nos cursos de licenciatura em LE do CH, ações de integração das formações junto às redes públicas de ensino do Estado do Ceará, a promoção de estratégias de integração da extensão com a pesquisa e o ensino, produção de material didático para o ensino de LE, cooperação entre os cursos de licenciatura de ações de extensão como componente curricular, cooperação com grupos de pesquisa de outras universidades de outros países, dentre outras. De tal modo, que, a reunião de ações coordenadas entre os docentes formadores de professores dos diversos cursos existentes no CH sinaliza a reunião de forças entre eles e seus docentes, que resulta no fortalecimento desses cursos e das atividades ligadas a eles tanto de ensino, como de pesquisa e de extensão.
Com relação ao contexto de formação de professores, ainda no ano de 2019, tendo em vista a Resolução 02/CNE, de 2015, os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura passaram por uma reformulação que demandou, entre outras coisas, que os cursos de formação docentes se aproximassem das escolas como espaço de formação dos futuros professores e, assim, se convertem em instituições parceiras neste processo. Além disso, a curricularização da extensão que passa a ser um componente curricular dos cursos e a fazer parte do cômputo de hora totais da formação, também foi incluída na reestruturação dos PPC.
O LAPPELE busca, conforme vai se demonstrando nessa apresentação, ajudar a preencher parte da lacuna de ligação entre a universidade e a escola e a formação de professores, no sentido de propiciar através de suas ações a integração entre esses atores e instituições. A criação de repositório institucional, que atenda a necessidade de MD para professores da educação básica; a oferta de formações docentes integradas às matrizes dos cursos de licenciatura da UFC; a criação de espaços de diálogos entre docentes da educação básica, formandos dos cursos e formadores de professores, entre outras ações, contribuem para esse elo fundamental que se propõe.
Tendo em vista essa visão de fortalecimento e de visibilidade de ações promovidas por cursos de graduação e pós-graduação do CH/UFC, entendemos a importância do projeto.
OBJETIVOS
Geral:
Realizar pesquisas e estudos sobre análise e elaboração de material didáticos para o ensino de línguas estrangeiras.
Específicos
✓ Promover a transdisciplinariedade entre os estudos, pesquisas, práticas de ensino e formação de professores de LE realizadas no âmbito da UFC;
✓ Realizar ações de visibilidade das diversas pesquisas e estudos realizados no âmbito do CH/UFC na área de LE;
✓ Possibilitar um ambiente de partilha e socialização das pesquisas e estudos realizados no âmbito do CH/UFC na área de LE;
✓ Propiciar campo de estágio para os alunos oriundos dos cursos de licenciatura em LE da UFC;
✓ Promover a cooperação entre a UFC e universidades estrangeiras no campo das línguas estrangeiras;
✓ Promover a integração das ações de formação de professores de LE da UFC com as redes públicas da educação básica do Estado do Ceará (municipais, estadual e federal);
✓ Produzir materiais didáticos (MD) para o ensino de LE;
✓ Criar o repositório institucional de MD para o ensino de LE;
✓ Propor novas metodologias e técnicas para o ensino e a aprendizagem de LE.
ORGANIZAÇÃO E MÉTODO
Este projeto de pesquisa realizará durante 24 meses as seguintes atividades:
– Organização física do espaço dedicado ao Laboratório. Antes das atividades acontecerem presencialmente, é proposta deste projeto organizar o espaço físico do laboratório com os equipamentos adequados à sua realização: lousa eletrônica, computadores com capacidade de produção de material com mídia e sua edição; computadores de apoio às atividades de pesquisa e ensino; mobiliário.
– Serão selecionados bolsistas de apoio à pesquisa entre os estudantes de graduação e pós-graduação da UFC, a serem orientados pelos professores participantes do projeto.
– Realização de oficinas para elaboração de itens de material didático pedagógico, para o ensino de língua estrangeira (inglês e espanhol), que será disponibilizado no repositório a ser criado: jogos didáticos; material de apoio para a produção e compreensão oral; exercícios e atividades diversas para exploração de gêneros textuais multimodais; material de apoio para abordagem lúdico em sala de aula de l íngua estrangeira etc.
– Revisão e finalização dos itens de material didático;
– Criação do banco de itens, repositório institucional e inserção dos itens elaborados e revisados;
– Realização de visita técnica de colaboração com a Profa. Dra. Isabel Alonso Belmonte, Pró-reitora de Estudos de Pós-Graduação da Universidade Autônoma de Madri e coordenadora do grupo de estudos DAIC – Discourse Analysis and Intercultural Communication. Durante a visita, a professora ministrará curso e palestras sobre avaliação e composição de materiais didáticos para a língua estrangeira, inglês língua estrangeira, sua especialidade na UAM, aos estudantes da UFC e professoras da educação básica, especialmente os dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI), do Governo do Estado do Ceará.
– Realização de visita técnica de colaboração da equipe brasileira (até dois professores) à Universidade Autônima de Madrid com os mesmos propósitos. Os professores brasileiros ministrarão palestras e cursos sobre a avaliação e a produção de materiais didáticos em espanhol língua estrangeira. A cooperação além de transferir e dividir experiências resulta na expertise dos investigadores na criação e ampliação do repositório institucional.
EQUIPE
A equipe do LAPPELE inicial está composta pelos seguintes membros:
CÍCERO ANASTÁCIO ARAUJO DE MIRANDA (COORDENADOR GERAL)
SARA DE PAULA LIMA (PROFESSORA INTEGRANTE UFC)
GERMANA DA CRUZ PEREIRA (PROFESSORA INTEGRANTE UFC)
MARIA VALDÊNIA FALCÃO DO NASCIMENTO (PROFESSORA INTEGRANTE UFC)
LETÍCIA JOAQUINA DE CASTRO RODRIGUES SOUZA E SOUZA (PROFESSORA INTEGRANTE UFC)
LIDIA AMÉLIA DE BARROS CARDOSO (PROFESSORA INTEGRANTE UFC)
ANDREIA TUROLO DA SILVA (PROFESSORA INTEGRANTE UFC)
ISABEL ALONSO BELMONTE (PROFESSORA INTEGRANTE ESTRANGEIRA)
AMANDA CAMPOS DE OLIVEIRA (BOLSISTA)
Laboratório de Pesquisas e Estudos Sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará